domingo, junho 11, 2006

 

Copiaram minha idéia!


 

Foi só eu falar, aqui no SóMambaia, que seria uma boa fazer uma camisa 12 pro Rogério Ceni entrar como jogador de linha pra cobrança de pênaltis e o Galvão Bueno já foi perguntar ao Arnaldo César Coelho se tal coisa era possível. O comentarista de arbitragem ficou de pesquisar, afinal, o Ceni foi inscrito na Copa como goleiro.

De fato, a FIFA exige que, dentre os 23 jogadores inscritos por cada seleção participante da Copa, 3 sejam goleiros. Até a Copa de 98, as seleções podiam inscrever 22 jogadores (um a menos que hoje), mas não havia a exigência de 3 goleiros - a maioria levava 3 por precaução, mas algumas achavam que 2 bastavam e levavam um jogador de linha a mais. Talvez incomodada com a possibilidade de uma seleção ficar sem goleiros durante a Copa, a FIFA fixou essa exigência de 3 goleiros a partir de 2002, mas ampliando para 23 o número de inscritos, satisfazendo todas as partes.

Como o Rogério foi inscrito como goleiro, a FIFA poderia "encasquetar" com sua escalação na ponta-direita, por exemplo. Poderia dizer que a delegação brasileira burlou o regulamento, ao inscrever um jogador de linha como goleiro. Claro que isso seria uma grosseira ignorância, já que é público e notório que Rogério Ceni atua como goleiro pela Seleção e pelo São Paulo. Basta explicar que Rogério é um goleiro-atacante.

Aliás, alguém se lembra que o lendário goleiro mexicano Jorge Campos atuou na Copa de 98 usando um uniforme idêntico ao dos jogadores de linha, porém invertido?



Claro, se o time estivesse de verde, ele jogava de branco, e vice-versa. Imagino que a idéia era, dependendo do jogo, tirar algum jogador de linha e colocar o goleiro-reserva, que levaria pro Campos a camisa 1 de linha, para que este "subisse" para o ataque. O Campos fazia isso direto jogando pelo UNAM, na liga mexicana. Só que na Copa do Mundo não tiveram coragem.

 

|

 

 

Faça seu comentário aqui, se nada deu certo: Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  Futebol bem pensado, sem frescuragem.



 Os  Autores

 Nikolas Spagnol - Jornalista, atleticano sofredor, tradicional saco de pancadas do futebol de botão e frangueiro de pelada.

 Bruno Caldeira - Publicitário, atleticano sofredor, joga no ataque quando está bêbado e na defesa quando ressaqueado.

 

  Links recomendados

 Montinho Artilheiro

 Jogos Perdidos

 RSSSF (A Bíblia dos Resultados de Futebol na Internet)

 Futebol Alternativo (Comunidade do Orkut)

 O Submundo de Nikolas (Trabalho solo de Nikolas Spagnol)

 

  Arquivo