terça-feira, maio 23, 2006

 

A diferença que faz um planejamento


 



Cruzeiro: líder do Brasileiro há 4 rodadas da pausa para a Copa do Mundo.



Atlético: perigando chegar à pausa da Copa fora da zona de acesso para a Série A.

Fotos: Juarez Rodrigues e Emmanuel Pinheiro, "Superesportes"

O Cruzeiro incluiu no seu planejamento, no início do ano, a meta de terminar o 1º semestre do Brasileirão na liderança. Por que essa fixação com "a pausa da Copa"? Porque durante e após a Copa do Mundo o mercado futebolístico mundial fervilha. Além da natural "janela de transferência" desta época, que equivale à pré-temporada das grandes ligas européias (começam em Agosto), muitos medalhões aproveitam a Copa para se aposentar em grande estilo, enquanto jogadores até então desconhecidos dos Trinidad-Tobago da vida viram estrelas da noite pro dia. A agitação e o fluxo de grana decorrente acabam abrindo cobiçadas vagas no futebol europeu para um Wágner, do Cruzeiro, ou um Bruno, do Atlético. De modos que nenhum treinador pode dizer ao certo que elenco terá em mãos quando a Copa terminar, em Julho. Terminar o primeiro semestre bem permite que alguns percalços no recomeço da temporada não comprometam o ano todo.

Para o Galo, o termo "planejamento" não parece fazer muito sentido. Estamos em Maio e o treinador ainda não tem um time acertado. Um Ramón ou um Bruno saindo depois da Copa embaralha ainda mais o quebra-cabeças do Lori. Galo e Cruzeiro têm o luxo de disputar um estadual meia-boca, tendo à sua disposição 8 equipes do interior (tirando o Ipatinga), quase sempre montadas às pressas, pra servir de "sparring" e testar o que quiserem no time ao longo da primeira fase, pare chegar ao Brasileiro e às fases decisivas da Copa do Brasil com o time definido. Mas a diretoria do Galo tem por costume contratar só em cima da hora, sempre privilegiando quantidade, não qualidade. A conclusão é que nada foi aprendido da tragédia de 2005.

O Galo enfrenta o Sport Recife hoje na Ilha do Retiro. Se perder (o que é até o resultado mais provável), pode cair pra oitava posição.

Já diz o velho ditado: quem toma gosto pela Série B pode não sair dela nunca mais (exceto se cair pra C)...

 

|

 

 

Faça seu comentário aqui, se nada deu certo: Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  Futebol bem pensado, sem frescuragem.



 Os  Autores

 Nikolas Spagnol - Jornalista, atleticano sofredor, tradicional saco de pancadas do futebol de botão e frangueiro de pelada.

 Bruno Caldeira - Publicitário, atleticano sofredor, joga no ataque quando está bêbado e na defesa quando ressaqueado.

 

  Links recomendados

 Montinho Artilheiro

 Jogos Perdidos

 RSSSF (A Bíblia dos Resultados de Futebol na Internet)

 Futebol Alternativo (Comunidade do Orkut)

 O Submundo de Nikolas (Trabalho solo de Nikolas Spagnol)

 

  Arquivo